Os benefícios da cooperação e da Integração Social

Os encontros mensais funcionam como um espaço de troca de experiências, onde são discutidos assuntos do interesse das famílias. Eles se sentem mais cidadãos e ganham autonomia ao vencer cada desafio.

O ​Programa de Humanização Hospitalar foi uma necessidade que surgiu devido ao tratamento da fissura labiopalatina se estender do nascimento ao final da adolescência. Tal fato estimulou a criação de iniciativas inovadoras para contribuir com a humanização hospitalar. O objetivo é tornar essa jornada mais lúdica e leve, além de incentivar a cultura e melhorar a qualidade de vida dos assistidos. Portanto, buscamos atuar no cerne da inclusão social para promover o desenvolvimento humano.

Os eventos “Dia das Crianças”, “Páscoa”, “Dia das Mães” e “Festa de Natal” são um sucesso! Há oficinas, apresentações de grupos vocais, teatro, dança e animadores. As famílias também são levadas a parques e eventos culturais, onde experimentam novas vivências e conhecimentos. A brinquedoteca e a estante de livros “Leitura do Sorriso” são outras atividades que estão disponíveis, diariamente, para as cerca de 200 crianças que aguardam às consultas no Hospital SUS. O Coral SmileTrain é outra iniciativa de expressivo resultado terapêutico. Ele foi fundado em 2012 e é formado por crianças e jovens com fissura labiopalatina e suas mães.

Com o trabalho da equipe da instituição, composta 90% por voluntários, das famílias assistidas e da equipe do hospital Loreto, onde a sede da Saúde Criança Ilha está localizada, novos projetos vão tomando forma. Assim que eles estão definidos, buscamos novas parcerias e também apresentamos o novo projeto para patrocinadores de longa data, os convidando para ampliar sua atuação. É comum vários colaboradores participarem de um mesmo projeto.